PUBLICIDADE
Notícias

Consultores recomendam analisar capacidade de pagamento antes de financiar o imóvel

O ideal é verificar se a família possui capacidade de pagamento. Além disso, as necessidades futuras devem ser kevadas em conta

12:23 | 06/06/2012
Quem tem pressa de comprar a casa própria em geral opta pelo financiamento. No entanto, antes de contratar a modalidade de crédito, o ideal é verificar se possui capacidade de pagamento, de acordo com especialistas consultados por O POVO Online.

“Quem quer financial em geral quer se livrar do aluguel. Por isso, o ideal é verificar se a parcela cabe no orçamento da família”, explicou a consultora em finanças pessoais da Wise Parcerias & Consultoria Personalizada, Louise Porto Freire. Ela disse ainda que esse quesito deve ser levado em consideração na hora de escolher o prazo.

O ideal é que a família analise as necessidades futuras também. Assim, se um jovem casal que planeja ter filhos pretende comprar uma casa, o imóvel deverá contemplar espaço suficiente isso. “Tem que avaliar tudo nesse longo prazo: a localização, se o tamanho da casa vai ser adequado para todo o período. Uma compra bem planejada é muito mais eficiente”, destacou Louise.

Juntar a renda dos membros da família também depende da necessidade e do valor do imóvel que se queira comprar, segundo Louise. A consultora alertou também para as taxas extras. Dependendo do valor do imóvel, as taxas chegam a representar entre 4% e 6% do valor total do imóvel.

Modalidades de financiamento

A quantidade de juros que as pessoas pagam com o prazo de financiamento prolongado aumenta. No entanto, o mais importante é analisar a capacidade de pagamento, segundo o economista e mestre em economia pela UFC, Ricardo Coimbra.

Coimbra explicou que são dois os tipos principais de financiamento: os de amortização constante com prestação decrescente e os com sistema francês de amortização (price), que mantêm o mesmo valor de prestação no decorrer do tempo de financiamento.

O economista também recomendou analisar a situação da família no longo prazo para evitar refinanciamentos futuros. “O ideal é projetar cenários ao longo do tempo”.

TAGS