PUBLICIDADE
Notícias

Comércio tem maior crescimento desde 2007

A redução do IPI no segmento de veículos e a volta dos feirões impulsionaram o movimento dos consumidores no segmento de veículos

11:26 | 05/06/2012

Atualizada às 13h15

O movimento de consumidores no comércio varejista avançou 4,1% em maio, já descontadas as influências sazonais. A variação foi a maior desde agosto de 2007. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 9,8% do movimento do varejo em maio deste ano. As informações são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

No acumulado do ano 2012, a atividade varejista cresceu 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a maio e 2011).

O Dia das Mães contribuiu para promover um bom desempenho da atividade varejista no mês passado, especialmente no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, cujo crescimento foi de 3,2% em maio/11.

No Ceará, o crescimento se confirma por conta do resultado expressivo das vendas no Dia das Mães. Segundo o economista da área de comércio, Alex Araújo, já era esperada uma expansão acima de 10%.

Redução do IPI

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução do IPI no segmento de veículos e a volta dos “feirões” impulsionaram o movimento dos consumidores no segmento de veículos, motos e peças, fazendo-o crescer 4,9% no mês passado, a maior alta mensal desde agosto/11.

Ainda não é possível confirmar se aconteceu o mesmo no Ceará, segundo Araújo, já que os dados ainda não estão fechados."Normalmente os dados começam a ser levantados no começo do mês seguinte", justificou.

Também houve crescimento no movimento dos demais setores do varejo nacional, destacando-se o de material de construção, que se expandiu em 3,1% frente a abril/11.

Já os segmentos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, combustíveis e lubrificantes e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentaram evoluções mais modestas (0,8%, 0,3% e 0,2%, respectivamente).

Redação O POVO Online

TAGS