PUBLICIDADE
Notícias

CNC: confiança do empresário do comércio sobe em maio

11:07 | 05/06/2012
A confiança do empresário do comércio medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) registrou alta de 0,8% em maio ante igual mês de 2011, informou nesta terça-feira a CNC. Na comparação com abril, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou elevação de 1%.

O resultado foi puxado pelo subíndice "Expectativas do Empresário do Comércio", que registrou alta de 1,0% na comparação mensal e de 4,8% frente ao ano anterior. Na avaliação da CNC, isso é uma prova de que o empresário do setor ainda está otimista com o desempenho futuro do varejo. Com esse dado, a CNC estima um crescimento no volume de vendas de aproximadamente 7% em 2012.

A CNC ressalta, porém, que a melhora verificada na confiança em maio em relação ao futuro se deu em um cenário de deterioração das condições atuais da economia em relação ao ano de 2011. A avaliação é de que o balanço de riscos para a concretização do otimismo dos comerciantes tornou-se menos favorável com a significativa depreciação do real ante o dólar e com o cenário de maior inadimplência.

Entre os três subíndices que compõem o Icec, aquele que avalia as condições atuais foi o único que apresentou retração ante o ano anterior (-4,2%). Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) avançou 0,2% em relação a maio de 2011 e cresceu 1,5% na comparação com o mês anterior.

TAGS