PUBLICIDADE
Notícias

Abeiva: menor venda de importados reflete alta de IPI

13:05 | 11/06/2012
O resultado de maio da venda de veículos importados reflete os efeitos da alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos que não atendam à exigência mínima de 65% de conteúdo nacional e também da apreciação do câmbio verificada nas últimas semanas, afirmou nesta segunda-feira o presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), Flavio Padovan. Ele explicou que enquanto as vendas totais de automóveis no mercado brasileiro recuaram 8,7% ante maio de 2011, no segmento de importados essa queda foi de 35,6%. Na comparação mensal, enquanto o mercado de importados cresceu 4% ante abril, o mercado total apresentou avanço de 12,1%.

Em nota, Padovan se mostrou preocupado com os números divulgados nesta segunda-feira pela Abeiva e com a manutenção do emprego de 35 mil trabalhadores em 882 concessionárias das associadas no País. Ele destacou a perda de mercado registrada pelos veículos importados em maio (a fatia ficou em 4,51%, ante 4,87% em abril e 6,4% em maio de 2011). Na comparação entre os acumulados dos cinco primeiros meses de 2012 e 2011, a participação de mercado caiu de 5,28% para 4,63%.

"A partir deste mês, os estoques de automóveis de nossas associadas com o antigo IPI devem estar chegando ao seu final. Portanto, certamente terão de iniciar o repasse de custos", afirmou, na nota. "Com isso, a tendência dos carros importados é de alta nos preços ao consumidor e de queda significativa nos volumes de vendas."

TAGS