PUBLICIDADE
Notícias

Venda será beneficiada por juro e emprego, diz Anfavea

13:46 | 07/05/2012
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, disse nesta segunda-feira estar otimista com relação ao desempenho das vendas da indústria automotiva para os próximos meses. De acordo com ele, a queda da taxa de juros, aliada ao pleno emprego e ao aumento da renda, deverá começar a impactar as vendas do setor nos próximos meses.

Segundo Belini, a queda de 3,4% das vendas no acumulado de janeiro a abril deverá ser recuperada nos próximos meses, podendo começar com as vendas de maio. "Deveremos recuperar esta queda nos próximos meses", disse.

No entanto, ele não quis fazer novas previsões para o ano. Manteve a projeção de crescimento em torno de 4%, alegando que só vai mexer nas projeções a partir do segundo semestre. "Como as vendas caíram 3,4% no quadrimestre, teremos que crescer muito nos próximos meses para recuperá-la. Por isso vou revisar os números só no segundo semestre", reiterou Belini.

O presidente da Anfavea também se mostrou otimista em relação a inadimplência do setor automotivo, que em março atingiu 5,7%. O fato é que, segundo ele, além de esta taxa estar abaixo da inadimplência agregada, de 7,4%, ela encontra-se estabilizada e vem de concessões de crédito feitas há dois anos. "Os novos contratos estão sendo feitos com base em novos e mais rigorosos critérios de avaliação de crédito", disse o presidente da Anfavea.

O total de crédito - novas concessões neste ano - para aquisição de veículos atingiu R$ 201,3 milhões, o que representa uma expansão de 6% sobre igual período do ano passado, informou o presidente da Anfavea.

TAGS