PUBLICIDADE
Notícias

Termina paralisação de operários de Belo Monte

20:30 | 04/05/2012
As obras em todas as frentes de trabalho da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o maior empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), devem ser retomadas a todo vapor, após a greve de 12 dias dos trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), a partir de segunda-feira. Pelo menos é essa a previsão do consórcio.

Os cerca de 7 mil trabalhadores decidiram cruzar os braços em 23 de abril exigindo aumento do valor da cesta básica e redução do período da visita à família (para migrantes) de seis para três meses. Apesar do clima tenso, não houve nenhum ato de violência. O retorno ocorre aos poucos desde sexta-feira.

A greve foi decretada ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região, que estipulou multa de R$ 200 mil por dia parado. E na Vara da Justiça do Trabalho em Altamira o CCBM conseguiu liminar em interdito proibitório onde também foi estipulada multa caso os trabalhadores fizessem barricada no Travessão do km 27 da Transamazônica, principal acesso aos canteiros da usina. No dia 27, o TRT suspendeu a decisão até 1º de maio. Os trabalhadores deveriam ter retornado no dia 2.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Pará (Sintrapav/PA) informou que a greve foi encerrada por pressão das decisões jurídicas.

A decisão de decretação da ilegalidade com o retorno imediato foi suspensa por cinco dias para que houvesse tempo de comunicar os trabalhadores nos cinco sítios: Pimental, Belo Monte, Canais e Diques, Acessos e Infraestrutura.

Apesar de não ter conseguido atendimento aos dois itens durante a mais longa greve até agora nos canteiros da usina, o Sintrapav obteve avanços nas duas rodadas de negociação: equiparação salarial entre os trabalhadores das empresas que compõem o CCBM; participação nos lucros e resultados retroativos a janeiro deste ano; lavagem dos uniformes e locais para instalação permanente do sindicato na obra. Em seis meses, houve quatro paralisações nas obras do empreendimento.

TAGS