PUBLICIDADE
Notícias

Soros: zona do euro pode sobreviver à saída da Grécia

11:21 | 12/05/2012
O investidor bilionário George Soros disse que a crise na zona do euro colocou a moeda única em risco, mas a região pode sobreviver à saída da Grécia, ainda que deva ser um severo teste de sua resistência. "O euro está seriamente em risco", falou em entrevista publicada neste sábado no jornal italiano La Repubblica. "As consequências de uma implosão não controlada podem ser desastrosas."

Mas Soros declarou que a saída da Grécia da zona do euro não seria tão dramática como uma da Espanha ou da Itália. "A discussão é diferente, se a crise abalar a Espanha e a Itália", observou o bilionário. "Neste caso, sem contramedidas, a Europa entraria em colapso."

A Itália carrega o peso de uma enorme dívida e enfrenta uma crescente inquietação pública depois de ter elevado os impostos e adotado outras medidas de austeridade, enquanto a Espanha tenta salvar o seu sistema bancário. Soros disse que a Europa falhou na abordagem das causas reais da crise, que ele identifica como o fracasso da parte do sistema bancário em manter o dinheiro circulando e os desequilíbrios comerciais entre os países membros da zona do euro.

"A Europa errou em tudo", disse. "Está tratando a crise como se fosse um único problema de equilibrar o orçamento." Soros acrescentou que as medidas de austeridade implementadas pelos governos são contraprodutivas e a prioridade deveria ser o crescimento. "Cortes e impostos matam a economia e a dívida, em vez de cair, aumenta."

Ele disse ainda que o governo tecnocrata do premiê italiano, Mario Monti, está fazendo um bom trabalho, ganhando a confiança dos mercados e elevando o perfil do país para um nível em que está em posição melhor para negociar com a Alemanha. Monti está tentando convencer a Alemanha de que o jeito de fazer as economias europeias voltarem a crescer é investir em projetos públicos, de acordo com Soros. As informações são da Dow Jones.

TAGS