PUBLICIDADE
Notícias

Setor comercial discute sustentabilidade nos negócios

25ª Convenção Varejista pretende construir uma agenda de sustentabilidade para os negócios do setor. O evento deve acontecer entre os dias 14 a 16 de junho

12:31 | 16/05/2012

Mesmo com a concorrência das compras online e com os grandes players de outros estados e de outros países, o comércio local precisa continuar se desenvolvendo. Por isso, é necessário discutir formas de sustentabilidade dos negócios. Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e presidente da Câmara Setorial do Comércio, Honório Pinheiro, este será o tema principal da 25ª Convenção Varejista, que deverá acontecer nos dias 14 a 16 de junho.

Na manhã desta quarta-feira, 16, os empresários do setor e membros da Câmara Setorial começaram a discutir as bases do futuro encontro no lançamento da iniciativa. Segundo Pinheiro, o objetivo é construir uma agenda de sustentabilidade dos negócios.

O evento deverá contar com a participação de todas as CDLs do estado. São 65 ao todo e há presença das Câmaras em 85 dos 184 municípios cearenses. Ao todo, há 18 mil empresas comerciais no Ceará filiadas à Federação.

“Como o comércio se sustenta perante os players internacionais e a concorrência com a internet”, ressaltou lembrando que seria necessária uma regulamentação para as novas modalidades de negócios, como as compras online.

O setor público tem um papel importante, segundo Pinheiro. “O governo pode auxiliar na medida em que passar a interagir com o setor, ouvindo os empresários para construir uma legislação que venha a favorecer os negócios”, completou.

Sustentabilidade

O evento também discutirá ações de sustentabilidade dentro dos negócios, como a utilização de embalagens biodegradáveis. Segundo ele, é uma transformação cultural para os varejistas e para a população.

“O Brasil está discutindo incentivos para a produção de embalagens biodegradáveis”, explicou. Ele disse ainda que a Super Rede foi uma das primeiras associações do Brasil a lançar uma campanha de uso de materiais ecologicamente corretos ao invés de sacolas plásticas nos supermercados.

Programação

A programação começa no dia 14 de junho com a abertura às 20h. No dia 15, a abertura será com o governador Cid Gomes. Em seguida, a professora doutura de marketing, Cláudia Buhamra, falará. A programação segue com o administrador de empresas e escritor, Max Gehringer falando sobre gerenciamento de mudanças.

No sábado, dia 16, é a vez de Idalberto Chiavenato falar sobre varejo e sustentabilidade. Ele é um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de administração de empresas e de recursos humanos. Haverá ainda um painel sobre a Copa do Mundo com a apresentadora Renata Capucci e outros nomes.

TAGS