PUBLICIDADE
Notícias

Futura Trends: Concessão de crédito está desacelerando

O presidente da unidade de marketing services da Serasa Experian, Juliano Marcílio, explicou que a concessão de crédito está desacelerando, embora ainda cresça a taxas de 20%

14:28 | 07/05/2012

Embora ainda cresça a taxas próximas a 20%, a concessão de crédito está desacelerando. Para 2013, está projetado um crescimento de 16%, segundo previsão da Federação dos Bancos (Febraban). Além disso, o tipo de crédito também está mudando, segundo o presidente da unidade de marketing services da Serasa Experian, Juliano Marcílio. Ele discutiu sobre o tema oportunidades de negócios nos próximos anos no seminário Futura Trends. O evento é uma realização do Grupo de Comunicação O POVO.

Segundo ele, depois de um panorama econômico em que cada vez mais pessoas têm acesso ao mercado de trabalho e a crédito para compras de materiais duráveis, é normal que a concessão de crédito se desacelere. Segundo ele, há alguns impedimentos para que a taxa continue se expandindo. As taxas de juros nos empréstimos aos consumidores já caíram de 19,5% para 9,5% e o prazo cresceu para 600 dias.

Em 2011, 49,1% do Produto Interno Bruto (PIB) foi oferecido em crédito. O percentual foi devido, segundo ele, a questões macroeconômicas e microeconômicas e de políticas monetárias.

Entre as questões de políticas macroeconômicas está a política fiscal de superávit primário, regime de taxa de câmbio livre, política monetária com regime de metas de inflação, além de reformas microeconômicas, como a lei de falências e as transferência de renda. %u201CMais renda e garantias dá retorno de investimentos%u201D, destacou.

Também houve uma mudança no tipo de investimento. Se antes, os brasileiros buscavam crédito principalmente para dívidas %u201Cdo dia a dia%u201D, agora eles buscam mais recursos para investir em bens duráveis como imóveis.

Leia também

Futura Trends: Cenários e desafios do Brasil até 2020

Futura Trends: cientista defende estudo de tecnologia desde a infância

Especialistas comentam o Futura Trends no programa Debates do POVO


Internet

O Serasa Experian também desenvolveu um estudo com 600 mil brasileiros para identificar o que o brasileiro faz na internet. Os estudos apontaram que quase 21% dos sites navegados são de redes sociais, 12% são instrumentos de busca, 6% são sites de e-mail e 5% portais de notícias, principalmente.

O Nordeste é a terceira região em visitas à internet (13,23%). Entre os estados, o ranking engloba Bahia (32,17%), Pernambuco (17,31%) e Ceará (14,88%). No Ceará, os sites mais acessados são Google, Facebook e Orkut.

O estudo dá a possibilidade de entender como as pessoas acessam a internet no Nordeste e traz às empresas oportunidades de compras de buscas, segundo Marcílio. %u201CO que eu vejo como avanço é entender a sociedade de forma mais segmentada%u201D, destacou.

TV O POVO

A repórter Germana Pinheiro, da TV O POVO, conversou com Nazareno Albuquerque, coordenador do Seminário Futura Trends. Confira no link abaixo.

[VIDEO2]

 

Tema do dia

O tema do dia do Grupo de Comunicação O POVO de hoje é a realização da 2ª edição do Seminário Futura Trends %u2013 evento realizado pelo Grupo.

O diretor de audiência do Grupo de Comunicação O POVO, Felipe Araújo, comenta o tema do dia.

[VIDEO1] 

TAGS