PUBLICIDADE
Notícias

Futura Trends: Cenários e desafios do Brasil até 2020

O professor phD James Wright aponta que o Brasil tem a possibilidade de ser referência global em sustentabilidade até 2020. No entanto, segundo ele, o país precisa inovar

13:32 | 07/05/2012

A longo prazo o Brasil tem potencial para se tornar líder global em sustentabilidade. No entanto, para isso, é necessário que as empresas e o governo faça planejamento a longo prazo, segundo o professor phD James Wright. Na manhã desta segunda-feira, 7, ele palestrou com o tema “Cenários e desafios do Brasil até 2020” no seminário Futura Trends. O evento é uma realização do Grupo de Comunicação O POVO.

“O Brasil ainda pode ser um líder global em sustentabilidade, mas o país precisa inovar para entrar numa nova fase de competitividade”. Wright explicou que o país exporta commodities e por isso durante muito tempo o avanço tecnológico não foi considerado. No entanto, para se destacar, será necessário investir em tecnologia, ciência, inovação e capacidade competitiva. É ideal, segundo ele, “criar novos mercados e novos modelos de negócios”. Essas empresas deverão se desenvolver com base na inovação e no conhecimento científico.

Segundo ele, o Brasil tem grandes possibilidades. O país é a sexta e será a quinta maior economia do mundo até 2020. Além disso, o país passará a ser o terceiro mercado automobilístico do mundo, abaixo de China e Estados Unidos.
Leia também

Futura Trends: Concessão de crédito está desacelerando

Futura Trends: cientista defende estudo de tecnologia desde a infância

 

Classe Média

A classe média será a grande oportunidade de negócios em 2020, segundo o professor, algo já previsível pelos especialistas. Implicações importantes disso é que a economia se readequará para atender a esse público específico.

O ideal, segundo ele, é pensar o futuro, planejar. “As empresas precisam planejar, fazer planejamentos de longo prazo. Nos países emergentes de uma forma geral é possível e preciso planejar. Nós que vivemos em um ambiente com mais instabilidades, precisamos investir mais do que quem vive em um ambiente estável e previsível”, explicou.

Tema do dia

O tema do dia do Grupo de Comunicação O POVO de hoje é a realização da 2ª edição do Seminário Futura Trends – evento realizado pelo Grupo.

O diretor de audiência do Grupo de Comunicação O POVO, Felipe Araújo, comenta o tema do dia.

[VIDEO1] 

TAGS