PUBLICIDADE
Notícias

CCEE estuda divulgar preço da energia no mercado livre

15:01 | 30/05/2012
A Cãmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estuda divulgar dados estatísticos sobre os preços de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL), como média e mediana de preço mensal e futuro, valores mínimo e máximo, desvio padrão. "Queremos aumentar a transparência e a simetria de informações", disse o superintendente da instituição, Luiz Eduardo Barata Ferreira. Dois consultores foram contratados para colaborar na estruturação da metodologia.

Para que a ideia se viabilize, os agentes teriam de passar a registrar os preços de seus contratos na CCEE. Atualmente, apenas volume e prazo são registrados. Barata garantiu que a confidencialidade será mantida. "No momento do registro do preço, essa informação seria criptografada e então daremos tratamento à informação".

Atualmente existem dois índices de preços de energia no mercado livre, que tentam se firmar como indicadores de referência para o setor, elaborados pelas duas plataformas de negociação eletrônica de eletricidade, a Brix e o BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia).

Profissionais do setor comentam, no entanto, que embora a iniciativa seja importante, faltam a esses índices maior liquidez para que se tornem efetivamente uma referência. Nesse sentido, dados publicados pela CCEE poderiam se destacar, uma vez que a câmara é a responsável por gerenciar a comercialização de energia elétrica no País e registra todos os contratos firmados no ACL.

TAGS