PUBLICIDADE
Notícias

Alta do dólar pode beneficiar empresas brasileiras

Elevação da moeda americana não preocupa governo e deverá beneficiar indústria

09:13 | 11/05/2012

A alta do dólar não preocupa o Governo, que avalia que a expansão da moeda americana pode beneficiar a indústria brasileira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a alta da moeda americana vai beneficiar a indústria brasileira e não é motivo de preocupação para o governo. Segundo ele, o que mais preocupa o governo ainda é a situação internacional, principalmente no continente europeu. As informações são da Agência Brasil.

“Estão [os europeus] se defrontando com o agravamento da crise que não conseguiram resolver. A estratégia de só fazer ajuste fiscal, com corte de gasto, demissão de pessoas e corte de salários, não funciona”, destacou. De acordo com Mantega, existe na zona do euro uma “dura realidade, que derrubou primeiros-ministros e presidentes”, sem mencionar diretamente o presidente Nicolas Sarkozy que, no último fim de semana, perdeu as eleições na França.

Mantega defende que haja uma mudança de estratégia dos países europeus para combater a crise, pois o desemprego continua grande na região e os problemas econômicos não foram resolvidos, inclusive na Espanha e na Grécia. “As políticas de austeridade não funcionam. Austeridade só levou à mais austeridade. Não levou à mais recuperação. A dívida desses países, em vez de cair, subiu”, observou.

Inflação
O Governo também não mostra preocupação em relação à alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, que se elevou em 0,64%.

“Nós tivemos uma elevação em abril em relação ao mês anterior, porém foi inferior ao mesmo mês do ano passado. Continuamos com inflação bem menor em 2011. Existem razões, como a elevação do preço do cigarro, do feijão, [do salário da] empregada doméstica. Alguns itens que elevaram [o índice]”, disse Guido Mantega.

Para o ministro, o resultado não preocupa pois ele acredita que a inflação continuará em uma trajetória menor do que no ano passado, quando registrou 6,5% [IPCA].

 

O economista Célio Fernando comentou o Tema do Dia no O POVO. Ele conversou com a jornalista Alexandra Souza, do programa Revista O POV/CBN, da rádio O POVO/CBN. Confira no link abaixo.

 [VIDEO3]

 

O jornalista Jocélio Leal falou sobre o Tema do Dia na edição impressa deste sábado do jornal O POVO.

Confira:

 [VIDEO2]

 

Tema do dia

A alta do dólar é o tema do dia do Grupo de Comunicação O POVO nesta sexta-feira, 11.  O diretor de audiência, Felipe Araújo, comenta o planejamento da cobertura.

[VIDEO1] 

TAGS