PUBLICIDADE
Notícias

570 mil cearenses enviam declaração do
Imposto de Renda dentro do prazo

Expectativa da Receita Federal era de que 540 mil cearenses prestassem contas. Quem perdeu o prazo pode enviar a declaração a partir desta quarta-feira, 2

09:03 | 02/05/2012
A entrega de declarações do Imposto de Renda deste ano superou as expectativas da Receita Federal. Eram esperados 540 mil contribuintes cearenses, mas acertaram as contas com o Leão 569.988, uma elevação de 5,6% em relação à previsão. Quem perdeu o prazo que terminou na segunda-feira, 30, pode enviar a declaração a partir desta quarta-feira, 2.

O resultado superou também o ano passado. Dentro do prazo, a meta foi superadas em 3%. Eram esperadas 525 mil declarações no Ceará e foram entregues 532 mil.

Os números da Receita Federal mostram ainda que 25.244.122 brasileiros enviaram as informações contra a previsão de 25 milhões a previsão (1% de crescimento).

Fora do prazo
Quem perdeu o prazo ou precisa enviar uma retificação deve baixar uma nova versão do programa no site da Receita Federal.

O envio da declaração, no entanto, não será feita sem multa. O valor mínimo devido é de R$ 165,74 e será calculado automaticamente pelo programa. Mesmo os que não têm imposto a pagar serão penalizados.

Segundo o assessor da superintendência da Receita Federal, Osvaldo Carvalho, só paga multa quem estivesse obrigado a declara. Quem vai entregar por opção não será penalizado. Também quem vai apenas retificar também pode ficar despreocupado quanto ao pagamento.

O ajuste pode ser feito em um prazo de até cinco anos, segundo Carvalho, mas o ideal é que erros sejam identificados o mais rápido possível, antes que sejam notificados pela Receita Federal

Restituições
Quem tem valores a serem restituídos no Imposto de Renda começará a receber a partir do dia 15 de junho, data do primeiro lote. A prioridade é para os idosos e para quem entregou primeiro e sem pendências. Ainda não há expectativa de valores liberados. Haverá restituições até dia 15 até dezembro.

TAGS