PUBLICIDADE
Notícias

YPF garante oferta de gás após Repsol suspender entrega

20:29 | 28/04/2012
A companhia petrolífera YPF, da Argentina, anunciou hoje que continuaria a fornecer gás natural liquefeito para os clientes locais a despeito da decisão da controladora espanhola Repsol ter cancelado as entregas.

Por meio de um comunicado, a equipe de interventores que administra a petrolífera - liderada pelo ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido - informou que a empresa aumentaria a oferta de gás natural liquefeito. "Haverá 5 milhões de metros cúbicos por dia" devido à maior produção e ao aumento nas compras da Bolívia, diz o comunicado.

No fim do ano passado, a empresa pública de energia da Argentina, Enarsa Repsol, contratou a compra de 10 de um total de 81 embarques de gás planejados para importação em 2012 para aliviar a queda na produção local. A primeira entrega estava programada para 14 de maio. Durante a controvérsia em torno da decisão do governo argentino de expropriar 51% das ações da YPF sob controle da Repsol, a companhia espanhola informou que a Enarsa estava suspendendo a entrega do gás.

A YPF produz 34% do petróleo argentino e 25% do gás consumido no país, e a empresa detém 54% da capacidade de refino do país, segundo o Instituto Argentino do Petróleo. As informações são da Dow Jones.

TAGS