PUBLICIDADE
Notícias

Venda do comércio varejista em SP cai na 1.ª quinzena

19:27 | 16/04/2012
A primeira quinzena deste mês foi mais fraca para o comércio em comparação com o mesmo período do ano anterior na capital paulista, de acordo com informações do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O Indicador de Movimento de Comércio (IMC) de vendas a prazo teve queda de 16,8%, e o Indicador de Consultas de Cheque (ICH), que mede o desempenho das vendas à vista, caiu 15,5%. O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) também piorou, com variação negativa de 11%.

O calendário de 2012 pode ter prejudicado as vendas na quinzena, avaliou a ACSP, pois foram dois dias úteis a menos, em relação ao mesmo período de 2011. No ano anterior, o feriado da Semana Santa aconteceu na segunda quinzena de abril. A quinzena também contou com um domingo a mais - foram três, contra dois no ano passado.

Quanto à primeira quinzena do mês de março, a primeira quinzena de abril deste ano também teve dois dias úteis a menos. Em comparação com a primeira quinzena de março, O IMC caiu 17% nos quinze dias iniciais de abril. O ICH e o IRC também tiveram queda, de 12,1% e 14,8%, respectivamente.

Também houve queda, de 13,1%, no Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), no comparativo com a primeira quinzena de abril de 2011. Em relação a março, o índice caiu 19,4%. A ACSP informou que os dados do período não podem ser usados para projetar o restante do mês, pois as distorções causadas pelo calendário tendem a se reverter.

O presidente da ACSP, Rogério Amato, disse estar confiante para as vendas do Dia das Mães. "O governo permanece atento, adotando medidas contra a desaceleração da economia", afirmou.

TAGS