PUBLICIDADE
Notícias

Trabalhadores da Construção Civil fazem mobilização na Aldeota

09:08 | 20/04/2012

Atualizada às 11h56min

Trabalhadores da construção civil realizam nesta sexta-feira, 20, manifestações em canteiros de obras do bairro Aldeota. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (Sticcrmf), cinco obras foram paralisadas. Cerca de mil trabalhadores participam dos piquetes, segundo o sindicato.

Às 9 horas, está programada uma assembleia no bairro Dionísio Torres. De acordo com o sindicato, cerca de 2.500 trabalhadores são aguardados na manifestação.

Os operários estão em campanha salarial e desde a última sexta-feira, 13, as negociações foram encerradas pelo sindicato que representa as construtoras.

Os trabalhadores querem um reajuste salarial de 17%, além de plano de saúde, cesta básica de R$ 80. As construtoras planejam dar um reajuste de 6,5%.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) informa que só retomará as negociações do acordo coletivo para a categoria  quando os trabalhadores pararem cessarem com as invasões de canteiros de obras e as agressões aos trabalhadores, além do respeito ao livre direito de ir e vir dos cidadãos fortalezenses.

“A violência praticada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil tem sido histórica nos períodos de negociação da convenção coletiva de trabalho, em detrimento do caminho do diálogo”, disse o Sinduscon, por meio de nota. O sindicato patronal alega que somente este ano, mais de 30 canteiros foram invadidos.

O Sinduscon pede flexibilização das reivindicações por parte dos trabalhadores. O sindicato patronal oferece reajuste no piso de 8,57% e de 14% no auxílio alimentação, valor superior à inflação. 

Redação O POVO Online

TAGS