PUBLICIDADE
Notícias

Servidores estaduais querem rever empréstimo consignado

Na pauta de discussão, servidores do governo do estado pedem que sejam revistas taxas e que seja abolido o cartão único

09:36 | 24/04/2012
Está marcada para esta quarta-feira, 25, uma reunião entre os servidores estaduais e o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Eduardo Diogo. Na pauta de discussão está um novo modelo para os empréstimos consignados, modalidade com pagamento diretamente em folha.

Entre as prioridades estão a revisão de taxas. "Os servidores querem que sejam revistas as taxas abusivas”, explicou Rita Maria Galvão, diretora Sócio Cultural do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Ceará (Mova-Se).

São 62 mil servidores estaduais com empréstimos consignados, segundo dados da Seplag. O número inclui ativos, aposentados e pensionistas e representa 45% dos 135 mil servidores totais, somando todas as categorias.

Segundo Rita Galvão, o Sindicato preparou uma pauta de solicitações extensa. Além da revisão das taxas, segundo ela, o sindicato solicitará que os empréstimos sejam feitos diretamente com os órgãos financeiros sem a necessidade da utilização do cartão único.

Rita Galvão acrescentou que outra demanda é que seja revista a situação de quem está seriamente endividado. “Há servidor com dois, três empréstimos em 48, 70 meses”, criticou. A diretora explicou que a situação é possível porque a margem de empréstimo é de 30% do salário e os prazos sempre são longos, com média de 48 meses.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Seplag, a mesa de negociação deverá definir um novo modelo de empréstimo. O secretário deverá esperar a proposta dos servidores para discutir.

SERVIÇO
Reunião para discutir empréstimos consignados
Quando: Quarta-feira, 25
Onde: Sede da Seplag no Cambeba
Horário: 10h

TAGS