PUBLICIDADE
Notícias

Saiba como bancos decidem crédito de clientes

Mesmo depois de anúncios de corte de juro por bancos, muitos consumidores não conseguem as menores taxas por serem considerados "de risco"

06:49 | 30/04/2012
Em razão dos critérios usados pelas instituições financeiras para analisar o perfil de endividamento e o risco de calote de cada cliente, são poucas as pessoas que, de fato, conseguem se beneficiar das menores taxas de juros oferecidas pelos bancos, de acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira, 30, pelo jornal Folha de São Paulo.

Segundo a reportagem, entre as características dos tomadores de crédito avaliadas pelos bancos estão: salário, idade, empregabilidade, comprometimento da renda com dívidas, volume de investimentos na instituição e histórico de pagamentos (se já passou cheque sem fundos ou atrasou prestações).

O cliente que tem mais de 30% da renda comprometida com dívidas costuma ser visto como de alto risco. A reportagem destaca ainda que o banco tem modelos estatísticos que analisam, por exemplo, a probabilidade de um cliente que deu cheque sem fundos há dez anos ficar inadimplente hoje.

TAGS