Receita admite atraso na liberação de extrato para contribuintes que deixaram IR para última hora
Mais de 2,2 milhões de contribuintes consultaram o extrato da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, que permite identificar erros e irregularidades nos dados fiscais, disse nesta segunda-feira, 30, a coordenadora-geral de Atendimento da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardoso. No entanto, quem deixou para entregar o documento nos últimos dias está levando mais tempo para ter acesso às informações.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, por causa do grande volume de processamentos por causa do prazo final de entrega, o extrato está levando até oito dias para sair. Inicialmente, a Receita tinha divulgado que o processamento estaria concluído cinco dias depois do envio da declaração. Ele informou que todas as declarações deste ano estarão processadas até 10 de abril.
Lançado em 2009, o extrato permite ao contribuinte ter acesso ao processamento da declaração. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora. Para as declarações de 2012 (ano-base 2011), os extratos começaram a ser divulgados em 8 de abril.
O extrato pode ser acessado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita https://cav.receita.fazenda.gov.br (e-CAC). Para usar o serviço pela primeira vez, o contribuinte precisará digitar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda e obter um código de acesso.
No ano passado, 700 mil pessoas físicas caíram na malha fina. Como o processamento ainda não foi concluído, a Receita não informou a quantidade de contribuintes com problema na declaração deste ano.
Agência Brasil