PUBLICIDADE
Notícias

Para CNI, medidas podem reverter baixo dinamismo

14:27 | 03/04/2012
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, avaliou que as medidas anunciadas pelo governo nesta terça-feira poderão reverter o quadro de baixo dinamismo da atividade industrial observada no início deste ano. O IBGE divulgou, também nesta terça-feira, que a produção industrial cresceu apenas 1,3% em fevereiro, na comparação com janeiro, e apresentou queda de 3,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2011.

"A indústria patinou em janeiro, fevereiro e março, grande parte devido às importações. Há a possibilidade de que, com as medidas, a indústria se recupere", afirmou. Ele frisou que o próprio governo deixou em aberto a possibilidade de adotar novas medidas. Em sua avaliação, o ideal seria, por exemplo, tentar elevar a cotação do dólar para R$ 1,90.

Independentemente das medidas, a projeção da CNI é de que a indústria tenha um crescimento da ordem de 3% em 2012, o que significará uma recuperação em relação a 2011, quando a expansão ficou próxima a zero. Andrade elogiou a iniciativa do governo de desonerar a mão-de-obra e de fortalecer as medidas de defesa comercial. "Reduzir o custo do financiamento e o juro foi muito importante, porque o que mais precisamos é a redução do custo de capital", declarou.

TAGS