PUBLICIDADE
Notícias

Operação no ES busca quadrilha que sonegava impostos

Segundo a Receita Federal, uma suposta associação sem fins lucrativos estaria prestando assessoria tributária a diversos municípios do Espírito Santo

11:04 | 10/04/2012
Equipes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e da Receita Federal estão cumprindo na manhã desta terça-feira oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari, no Espírito Santo, para desmantelar uma quadrilha que fraudava impostos e desviava recursos públicos do Estado.

Segundo a Receita Federal, uma suposta associação sem fins lucrativos estaria prestando assessoria tributária a diversos municípios do Espírito Santo. Esses contratos estariam sendo firmados por meio de processos licitatórios fraudulentos e previam a prestação de serviços, visando à recuperação de créditos decorrentes de contribuições previdenciárias supostamente indevidas, recolhidas pelos municípios.

Para prestar essa assessoria, de acordo com a Receita, a quadrilha cobrava um porcentual sobre o crédito recuperado (compensado), que variava entre 15% e 20%. Somente em duas prefeituras do Estado, as fraudes somaram mais de R$ 10 milhões, estima a Receita.

Em todo o país, de acordo com informações da Receita, pelo menos 98 prefeituras, em vários Estados, contrataram os serviços de assessoria tributária da empresa investigada. A maior parte concentra-se no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

A Operação Camaro foi desencadeada pela Receita Federal do Brasil (RFB), o Grupo Especial de Trabalho Investigativo do Ministério Público do Estado do Espírito Santo - GETI, o Ministério Público de Contas/ES e a Polícia Militar/ES.

TAGS