PUBLICIDADE
Notícias

Obras do Acquario serão reiniciadas hoje, 13

Na tarde desta sexta-feira, 13, serão reiniciadas as obras do Acquario Ceará após 16 dias de paralisação

08:43 | 13/04/2012
As obras do Acquario Ceará serão reiniciadas hoje, 13, após 16 dias de paralisação. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta manhã a autorização para que um arqueólogo faça o acompanhamento e a fiscalização da execução da obra.

As máquinas já estão chegando ao canteiro de obras esta manhã e à tarde haverá trabalhadores realizando limpeza do terreno e colocando tapumes (divisórias de isolamento), confirmou a O POVO Online o diretor-geral do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Estado, Quintino Vieira. A informação tinha sido adiantada pelo O POVO na edição de hoje.

Vieira disse ainda que durante a manhã está acontecendo uma reunião com representantes da construtora para definir o desenvolvimento dos trabalhos. Segundo ele, as obras se estenderão por todo o fim de semana.

Para a etapa inicial, a previsão é de 90 a 100 dias. A segunda fase consiste na construção da laje de fundo. É nessa base onde será construída a edificação. Nessa área ficarão as vigas de sustentação do prédio, com sete metros de profundidade. Não havendo imprevistos, a conclusão, segundo Quintino, ocorre entre seis e oito meses.

Diário Oficial
O texto do DOU desta manhã especifica que a área de abrangência é o município de Fortaleza. O trabalho realizado será de prospecção, resgate e monitoramento arqueológico na área de implantação do Acquário Ceará. O arqueólogo coordenador é Carlos Xavier de Azevedo Netto.

A documentação já estava em Brasília esperando apenas a divulgação no Diário Oficial, segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-CE), Juçara Peixoto. “Tivemos que condensar duas etapas, da Licença Prévia e da Licença de Instalação, cuja suspensão temporária havia sido solicitada. O arqueólogo fará o acompanhamento das obras enquanto faz os estudos nas áreas que ainda não estão sendo mexidas”, acrescenta.

TAGS