PUBLICIDADE
Notícias

Obama diz que economia avançou, mas não o bastante

13:55 | 06/04/2012
Washington, 06 (AE) - O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira que a economia dos Estados Unidos progrediu, mas não o suficiente, já que o relatório sobre emprego mostrou que a economia perdeu certa força em março. "Nós saudamos as notícias de hoje", disse o presidente. "Mas está claro para cada norte-americano que ainda haverá altos e baixos ao longo do caminho e que termos muito mais trabalho a fazer."

Foram criados mais 120 mil empregos no mês passado, metade do número do mês anterior, informou o Departamento de Trabalho nesta sexta-feira, o que marca a primeira vez desde novembro em que a criação de vagas de trabalho ficou abaixo de 200 mil.

A taxa de desemprego, obtida por uma pesquisa separada com as famílias, mostra redução de 0,1 ponto porcentual, reduzindo o porcentual de desempregados para 8,2%, mas isso se deve em parte à redução do número de norte-americanos em busca de trabalho. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperam um acréscimo de 203 mil no número de postos de trabalho e a manutenção da taxa de desemprego em 8,3% em março.

O presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, disse em comunicado que o relatório mostra que os negócios vão mal "por causa das fracassadas políticas econômicas do presidente Obama". Segundo ele, "infelizmente o presidente se recusa a agir de forma séria a respeito de nossos desafios fiscais e econômicos".

Democratas e republicanos trocaram farpas nesta semana por causa do projeto do orçamento. No início da semana, o presidente fez duras críticas ao projeto de orçamento republicano, dizendo que ele era "radical" e uma "receita para o declínio".

"Esta é a plataforma de governo do partido", declarou Obama a respeito do orçamento republicano, que foi aprovado na Câmara, mas praticamente não tem chance de virar lei por causa da oposição dos democratas. "Trata-se de darwinismo social velado."

Gene Sperling, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, disse que o fato de os Estados Unidos terem criado mais de 600 mil empregos nos últimos três anos é um sinal positivo. Segundo ele, o resultado ficou acima das estimativas da Casa Branca.

Romney

Mitt Romney, o provável adversário de Obama nas eleições presidenciais de novembro, afirmou nesta sexta-feira que as desculpas do presidente "se esgotaram", depois que a divulgação dos dados sobre criação de empregos ter provocado temores de que a recuperação da economia norte-americana pode estar estagnada.

"Trata-se de um relatório com dados fracos e muito preocupantes, que mostra que a criação de empregos está estagnada", declarou Romney.

"Milhões de norte-americanos estão pagando um preço alto pelas políticas econômicas do presidente Obama e mais e mais pessoas estão ficando tão desencorajadas que estão saindo do mercado de trabalho", disse Romney , que ainda disputa a indicação republicana para concorrer com Obama.

"Está cada vez mais claro que a economia de Obama não está funcionando e que após três anos no cargo as desculpas do presidente se esgotaram", acrescentou ele. As informações são da Dow Jones. (AE)

TAGS