PUBLICIDADE
Notícias

Mantega recebe candidato à presidência do Bird

11:09 | 05/04/2012
O candidato dos Estados Unidos à presidência do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, reuniu-se nesta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Jim veio acompanhado do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, mas nenhum dos dois conversou com os jornalistas sobre o encontro na saída do ministério.

São três candidatos ao posto de presidente do Bird, ocupado atualmente por Robert Zoellick. O médico e antropólogo coreano-americano é considerado o preferido para liderar o órgão internacional. Este ano, Jim enfrenta dois adversários: o nigeriano Ngozi Okonjo-Iweala e o colombiano José Antonio Ocampo. Jim é presidente do Dartmouth College e ex-diretor do departamento de HIV/AIDS da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde a fundação do Bird, em 1944, Washington tem sempre escolhido o presidente. De acordo com a embaixada americana, a viagem de Jim, intitulada "Tour to Listen" (tour para ouvir), é a primeira fase de sua jornada ao redor do mundo para trocar ideias sobre o futuro do Banco Mundial. Ele terá encontros com o maior número possível de acionistas e dos clientes do banco para avaliar formas de como a instituição poderá promover o crescimento, combater a pobreza e criar empregos em nações em desenvolvimento.

A viagem internacional para propagar sua candidatura inclui mercados emergentes. Entre os países visitados de 27 de março a 9 de abril estão Etiópia, China, Tóquio, Coreia do Sul, Índia e México. A Coreia do Sul já revelou seu apoio ao médico. Os encontros com chefes de Estado e ministros são para ouvir as demandas e sugestões sobre as prioridades do Bird nos próximos anos.

Recentemente, a presidente Dilma Rousseff criticou o acordo existente entre Estados Unidos e Europa para controlar o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). A presidente defende que a escolha seja por competência e não por aspectos geográficos.

TAGS