PUBLICIDADE
Notícias

Irã suspende abastecimento de petróleo para Shell

Em março, as exportações de petróleo do Irã caíram 300 mil barris/dia, para 1,9 milhão de barris/dia, segundo dados preliminares da PetroLogistics

10:28 | 06/04/2012
Londres, 6 - O Irã paralisou seus embarques de petróleo para a Grécia e poderá suspender o abastecimento para a Royal Dutch Shell devido a contas não pagas pela empresa, informa a mídia iraniana hoje.

As notícias sugerem que a queda nas exportações de petróleo pelo Irã no mês passado poderão aumentar à medida que as sanções bancárias se somam à entrada em vigor, em julho, das sanções europeias ao petróleo do Irã a partir de julho. Isso poderá gerar uma pressão de alta sobre os preços do petróleo, que recentemente dispararam ao maior nível em quatro anos. Em março, as exportações de petróleo do Irã caíram 300 mil barris/dia, para 1,9 milhão de barris/dia, segundo dados preliminares da PetroLogistics.

A agência iraniana de notícias Mehr disse que, devido ao não pagamento de contas, o Irã suspendeu o abastecimento de petróleo para as refinarias gregas da Hellenic Petroleum and Motor Oil. A Grécia é, há muitos anos, o país europeu com maior dependência do petróleo iraniano, que em determinados momentos chega a equivaler a um terço de seus estoques. O embargo europeu ao Irã entrará em vigor no dia 1º de julho, mas uma série de sanções aos bancos iranianos e companhias de transporte marítimo já estão prejudicando as entregas de petróleo do país, uma vez que os compradores enfrentam dificuldades para fazer pagamentos e encontrar abastecedores para o petróleo.

Segundo a agência iraniana, o Irã também poderá suspender os embarques para a petrolífera anglo-holandesa Shell porque a empresa não teria pago entregas equivalentes a 8 milhões de barris de petróleo desde o começo de 2012. "Se a situação continuar, o Irã poderá cortar as exportações de petróleo da Shell, como já fez com a Hellenic Petroleum após a companhia grega não ter honrado", diz a agência.

Um porta-voz da Hellenic Petroleum não quis comentar diretamente as informações da agência iraniana, mas disse que "sempre provamos que estamos em condições de abastecer nossas refinarias". Uma fonte da Shell informou que a petrolífera já estava prestes a paralisar as compras de petróleo do Irã. Antes mesmo do anúncio do embargo ocidental ao país, a companhia já tinha anunciado que não tem planos de fazer compras adicionais de petróleo bruto ou produtos refinados de petróleo do Irã. As informações são da Dow Jones. (Andréia Lago)

TAGS