PUBLICIDADE
Notícias

IBGE vê Centro-Oeste como líder na produção de grãos

"A região Centro-Oeste passou a ser a maior produtora de grãos brasileira pela primeira vez", ressaltou Mauro Andreazzi

10:08 | 10/04/2012
A região Centro-Oeste alcançou este ano a liderança na produção nacional de grãos pela primeira vez. Até então, a região Sul era a maior produtora, mas foi prejudicada este ano pela forte estiagem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2012 deve ser de 62,8 milhões de toneladas na região Centro-Oeste. No Sul, o volume previsto é de 56,5 milhões de toneladas. Já a região Sudeste deve produzir 18,4 milhões de toneladas; o Nordeste, 16,4 milhões de toneladas; e o Norte, 4,5 milhões de toneladas.

"A região Centro-Oeste passou a ser a maior produtora de grãos brasileira pela primeira vez", ressaltou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

Em relação à safra de 2011, houve aumentos nas regiões Nordeste (12,5%), Sudeste (7,1%), Norte (2,3%) e Centro-Oeste (12,0%). Na região Sul, a queda foi de 16,8%, por causa da seca na lavoura, que prejudicou culturas como arroz e soja.

"O Nordeste vem aumentando a importância. São programas governamentais que incentivam a produção do Nordeste, embora o clima não ajude", lembrou Andreazzi.

 Mato Grosso lidera a produção nacional de grãos, com uma participação de 23,1% no total nacional. O Paraná aparece em segundo lugar, com 19,3%, enquanto o Rio Grande do Sul ficou com 12,5%. Os três estados representam 54,9% do total nacional.

TAGS