PUBLICIDADE
Notícias

Homens de Fortaleza estão menos endividados no mês de abril, diz pesquisa

Os dados são da Pesquisa do Perfil de Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB)

11:51 | 18/04/2012

A proporção de endividados do sexo masculino teve redução expressiva, passando de 17,9%, em março, para 13% em abril, segundo revelou a Pesquisa do Perfil de Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB).

As mulheres são maioria no grupo dos inadimplentes (7,2% de taxa de inadimplência potencial), ou seja, de consumidores que não têm condições de honrar seus compromissos financeiros. A inadimplênia predomina entre as mulheres com idade acima de 35 anos (6,2%), e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (6%).

Dívidas

A pesquisa revela 61,3% dosssuem algum tipo de dívida. O resultado está 2,6 pontos percentuais abaixo do verific consumidores da capital cearense poado em março (63,9%), reafirmando a tendência de queda iniciada no mês passado. A pesquisa também mostra a queda na proporção de consumidores com contas em atraso e no percentual do comprometimento da renda familiar com o pagamento de dívidas.

Cartão de crédito

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citado por 80% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 12,1%; os carnês e crediários, com 9,7% das respostas; e os empréstimos pessoais, com 8,4%.

O consumidor utilizou o crédito para a compra de itens de alimentação (44,2% das respostas), artigos de vestuário (37%), eletroeletrônicos (36,4%) e a realização de despesas de educação (16,9%).

valor médio das dívidas atingiu o patamar de R$ 1.027 e a parcela da renda dos consumidores comprometida com o seu pagamento teve redução de 1,1 pontos percentual, passando de 28,3%, em março, para 27,2%, em abril.

Renda

A renda encontra-se mais comprometida com dívidas no grupo de consumidores com renda familiar superior a dez salários mínimos (31,3%), do gênero masculino (28,2%) e na faixa etária entre 25 e 34 anos de idade (28,3%).

A ampla oferta de financiamento tem modificado o perfil do endividamento do consumidor de Fortaleza, ainda que se concentre no curto prazo, com 74,6% das dividas em prazos inferiores a um ano e prazo médio de sete meses.

Redação O POVO Online

 

 

TAGS