PUBLICIDADE
Notícias

FMI alerta para risco de protecionismo na América Latina

15:47 | 20/04/2012
Os preços elevados das commodities e do abrandamento da política monetária nas economias avançadas devem sustentar um crescimento econômico estável na América Latina, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira. Membros do fundo alertaram, porém, para o risco potencial de superaquecimento e para as ameaças resultantes de políticas protecionistas.

"Ainda estamos em um mundo perigoso, mas ventos favoráveis continuam presentes em grande parte da nossa região", disse Nicolas Eyzaguirre, diretor do FMI para a América Latina.

O fundo prevê que América Latina e Caribe cresçam em torno de 3,75% este ano. O crescimento recente e as expectativas positivas para este ano nos países da região - particularmente naqueles que se beneficiam de exportações robustas - dão à região a oportunidade de assegurar sua saúde fiscal e econômica daqui para frente, analisou Eyzaguirre.

Uma preocupação importante para membros do FMI é o risco de países emergentes da AL adotarem medidas protecionistas em resposta a decisões tomadas por economias avançadas como a dos Estados Unidos. Para Eyzaguirre, tal reação deve ser evitada, pois, apesar de trazer alívios imediatos, "pode trazer consequências negativas a médio prazo". As informações são da Dow Jones.

TAGS