PUBLICIDADE
Notícias

Coutinho defende reformas para aumentar produtividade

16:12 | 23/04/2012
O desafio do Brasil é aumentar a competitividade da indústria, do setor de serviços e do setor público, reconheceu nesta segunda-feira o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, em conversa com investidores estrangeiros em clube privado em Manhattan, durante o "Brazil Summit", promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Coutinho disse que o crescimento do País é sustentável, mas que existe uma demanda reprimida no País e, por isso, é preciso fazer reformas para aumentar a produtividade. "O governo brasileiro tem margem de manobra", disse, referindo-se às políticas macroeconômicas.

Coutinho disse ainda que os juros no Brasil vêm caindo e que não há razão para eles não serem mais baixos. Ao mesmo tempo, o presidente do BNDES destacou as várias oportunidades de investimento no horizonte, em especial nos setores de petróleo e gás, infraestrutura e energia. Ele citou ainda o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada de 2016.

O presidente do BNDES afirmou que se houver um pouso forçado na economia chinesa o Brasil será afetado. "Sofreríamos um choque. Mas vejo desaceleração na China e na Ásia, mas não pouso forçado", completou. Sobre a economia do Brasil, lembrou ainda que, além da queda da taxa básica de juros, está em curso uma redução dos spreads bancários - diferença entre o custo dos bancos para captar recursos no mercado e a taxa cobrada pelas instituições do consumidor nas operações de empréstimos. - e outros juros cobrados na economia.

TAGS