PUBLICIDADE
Notícias

Ciclo de debates sobre a Rio mais 20 aborda o tema economia da sustentabilidade

Os arranjos produtivos devem levar em consideração a preservação dos ativos ambientais, garantindo a continuidade dos naturais e a sobrevivência das gerações futuras

09:28 | 02/04/2012

Economia da sustentabilidade é o próximo tema do ciclo de debates que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vem realizando como preparação para a Conferência Ambiental Rio mais 20.

Em reunião que acontece na próxima terça-feira ,3, a partir das 8h30, os senadores vão discutir um conceito que remete ao uso racional das riquezas e ao respeito aos fatores socioambientais. Dessa forma, os arranjos produtivos devem levar em consideração a preservação dos ativos ambientais, garantindo a continuidade dos naturais e a sobrevivência das gerações futuras.

O termo foi adotado, em 1987, pela Organização das Nações Unidas que definiu o desenvolvimento sustentável como o que permite às pessoas, agora e no futuro, “um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”.
No Brasil, o primeiro a usar o termo foi o ambientalista Paulo Nogueira Neto, que foi secretário especial do meio ambiente nos anos 70. A pequena secretaria, então vinculada ao Ministério do Interior, representou um primeiro contraponto ao modelo econômico então adotado pelo país, inserido no projeto do “Brasil grande”, que desconsiderava os danos que poderiam ser causados pelo desenvolvimento predatório.

O ciclo de debates da CMA sobre os temas da Rio%2b20 foi requerido pelo presidente do colegiado, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Dessas audiências públicas participam representantes de instituições governamentais e da sociedade civil, nacionais e internacionais, para a discussão dos assuntos que estarão em foco durante a conferência, que acontece de 20 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

 

Agência Senado

TAGS