PUBLICIDADE
Notícias

Candidatos à presidência serão entrevistados na próxima semana

Diretoria executiva do BM quer designar por consenso o sucessor do atual presidente, Robert Zoellick

16:33 | 03/04/2012
O Banco Mundial (BM) confirmou nesta terça-feira, 3, que sua diretoria executiva entrevistará de 9 a 11 de abril os três candidatos à presidência da entidade multilateral, entre eles, o colombiano José Antonio Ocampo, ex-ministro de Finanças.

Ocampo já tinha adiantado à AFP na semana passada as datas das entrevistas, incluindo a sua, que será na terça-feira, 10 de abril.

Os outros dois candidatos ao cargo, a ministra nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e o acadêmico americano Jim Yong-kim, candidato da Casa Branca e favorito ao cargo, serão entrevistados respectivamente nos dias 9 e 11 de abril, ratificou na terça-feira o BM em um comunicado.

A diretoria executiva, composta por 25 representantes de países ou grupos de países, se reunirá para decidir, pela primeira vez, entre três candidatos a este posto, que foi ocupado por onze americanos desde 1946.

Ocampo, ex-ministro de Finanças e atualmente professor na Universidade de Columbia (Nova York), disse, na semana passada em entrevista à AFP, que sua candidatura tinha sido decidida pelo bloco de países em desenvolvimento no centro do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A diretoria executiva, que quer designar por consenso o sucessor de seu atual presidente, o americano Robert Zoellick, tenta tomar sua decisão antes de serem iniciadas as reuniões de primavera do BM, dia 20 de abril.
AFP

TAGS