PUBLICIDADE
Notícias

35 mil cearenses ainda precisam enviar
a declaração do Imposto de Renda 2012

Nas próximas horas, 35 mil cearenses ainda precisam acertar as contas com a Receita Federal. O número representa 6,5% do total de declarações devidas (540 mil)

09:31 | 30/04/2012

Faltando menos de 24 horas para o final do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2012, 35 mil cearenses ainda precisam acertar as contas com a Receita Federal. O número representa 6,5% do total de declarações devidas (540 mil). Os dados são relativos às 9h desta segunda-feira, 30. O prazo se encerra às 23h59min59s

Em todo o País, 2,365 milhões de declarantes ainda precisam enviar as informações. Eles representam 9,46% dos 25 milhões que devem prestar contas com o Leão.

Quem deixou para o último dia do prazo, pode correr uma série de riscos. O assessor da superintendência da Receita Federal, Osvaldo Carvalho, lembrou que o site tem capacidade para receber até 3,5 milhões de declarações por dia e no ano passado, o pico foi de 3,160 milhões em um único dia.

No entanto, os que adiaram a entrega poderão passar por outros problemas no computador pessoal, na internet ou mesmo falta de alguma documentação. "Mesmo que o sistema esteja funcionando, pode haver problemas para declarar", completou.

Prazo de entrega
A Receita Federal já destacou que não haverá prorrogação do prazo. Após o horário final, o sistema informatizado da Receita deixará de receber as declarações e só voltará a funcionar para a entrega no dia dois de maio.

Quem perder o prazo e enviar a declaração a partir desta data já receberá a notificação da multa no momento da entrega. Em caso de entrega fora do prazo, o contribuinte deverá pagar multa de 1% por mês de atraso com base no imposto a ser pago. Se o contribuinte tiver imposto a ser restituído, paga pelo atraso o valor mínimo da multa de R$ 165,74.

TAGS