PUBLICIDADE
Notícias

Silvio Sinedino vence eleição para conselho da Petrobras

15:49 | 06/03/2012
O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Silvio Sinedino, venceu hoje a eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras. Sinedino ganhou as eleições com uma plataforma de oposição ao governo, controlador da estatal. Sinedino é analista de sistemas, está na Petrobras há 24 anos e atua na Gerência de Tecnologia Geofísica da área de Exploração e Produção.

O sindicalista recebeu 6.972 votos, correspondentes a 53,3% dos 13 mil votos válidos, vencendo o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Moraes (46,7%), que apostava em perfil mais moderado. A apuração foi realizada na manhã desta terça-feira, na sede da Petrobras. A homologação ocorrerá na Assembleia-Geral Ordinária no próximo dia 19.

A eleição ocorre em função da Lei nº 12.353, sancionada pelo presidente da República em 28 de dezembro de 2010, que garante a participação de empregados ativos nos conselhos das empresas públicas e de economia mista e em suas subsidiárias e controladas. Essa foi a primeira eleição realizada na Petrobras e deverá ocorrer anualmente.

Sinedino não poderá participar de discussões e deliberações em pautas que envolvam assuntos de relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive matérias de previdência complementar e assistenciais, hipótese em que fica configurado o conflito de interesse. O sindicalista, no entanto, disse à Agência Estado na semana passada que trabalhará para participar das discussões sobre estes temas, mesmo que não tenha voz sobre as deliberações.

Segundo a Petrobras informou em nota, a primeira eleição do representante para o Conselho de Administração da Petrobras marca a participação dos empregados nas decisões estratégicas da companhia e dá cada vez mais transparência às ações da empresa.

TAGS