PUBLICIDADE
Notícias

Segunda maior refinaria da Venezuela é paralisada

14:48 | 10/03/2012
A segunda maior refinaria de petróleo da Venezuela foi completamente fechada na noite de ontem, após o fracasso da tentativa de manter ligada a principal linha de ventilação de ar que alimenta a fábrica, disse hoje um membro do Sindicato dos Petroleiros. Iván Freitas, secretário-geral do sindicato no Estado de Falcón, afirmou que a refinaria de Cardón, que produz 305 mil barris diários, ficará totalmente paralisada entre três e cinco dias.

Um porta-voz da estatal Petróleos de Venezuela SA (PdVSA) que opera a refinaria, não quis comentar os motivos para a paralisação. Cardón, ao lado da refinaria de Amuay, que possui capacidade de refino de 640 mil barris diários, faz parte do importante Complexo Refinador de Paraguana.

As duas refinarias têm sofrido frequentes acidentes e paralisações que, segundo os críticos, colocaram um sério desafio ao plano da Venezuela de aumentar sua produção de petróleo. Ocorreram pelo menos cinco acidentes em Cardón e Amuay apenas no primeiro bimestre deste ano, que resultaram em paralisações temporárias. Em fevereiro, petroleiros em Cardón disseram que depois de um incêndio nas unidades de destilação da refinaria, a fábrica produzia com apenas 50% da capacidade. As informações são da Dow Jones.

TAGS