PUBLICIDADE
Notícias

Países da UE debatem fundo para resgate de bancos

19:07 | 31/03/2012
Os ministros de Finanças da União Europeia (Eurogrupo) discutiram neste sábado a criação de um fundo bancário regional para o caso de um colapso como o de Lehman Brothers. Vários países apoiaram a criação de um fundo de resolução europeu para bancos falidos, disse o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio.

O BCE tem pressionado pela criação do fundo com participação de toda a UE para resolver o problema da desaceleração de grandes instituições transnacionais, em vez de uma legislação que obrigue cada país a criar seu próprio fundo nacional. "Isso faria com que os bancos se descolassem mais dos títulos da dívida soberana", disse Constâncio após a reunião de ministros do Eurogrupo. Ele não detalhou quais países apoiam a ideia, mas acrescentou que seria o "jeito mais fácil de resolver o problema de "partilha de encargos" entre os países-membros.

No entanto, outros afirmam que será difícil estabelecer um fundo comum em meio à instabilidade da região. "Não é uma boa hora para fazer isso", disse uma autoridade europeia. "No mínimo, precisamos de fundos de resolução nacionais." A Comissão Europeia deve propor a lei para um esquema de resolução bancária antes do próximo encontro do G-20 na metade de junho. Na reunião do Eurogrupo, os ministros receberam um relatório com diferentes opções para bancos em falência.

Paradoxalmente, a UE pretende incluir nas regras a opção de resgate interno, o que asseguraria o pagamento da dívida por parte de acionistas e credores quando um banco falir, em vez de colocá-la na conta dos contribuintes. Todos os 27 países da UE concordaram que a opção deveria ser incluída, de acordo com a autoridade.

Propostas para apertar a regulação das agências de rating também foram discutidas, assim como alternativas ao imposto sobre transações financeiras. Segundo a ministra das Finanças da Dinamarca, Margrethe Vestager, no futuro haverá debates sobre impostos sobre atividade e impostos sobre negociações de ações. As informações são da Dow Jones.

TAGS