PUBLICIDADE
Notícias

Movimento no comércio cresceu 5,8% no 1.º bimestre

Houve aumento de 5,1% na comparação com fevereiro do ano passado

10:40 | 02/03/2012

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o País caiu 0,3% em fevereiro ante janeiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado hoje. Foi o segundo recuo mensal do ano, após janeiro ter apresentado queda de 2%. Mas em relação ao início de 2011 os números são positivos. Houve aumento de 5,1% na comparação com fevereiro do ano passado - menor taxa de crescimento anual desde agosto de 2009, segundo a empresa. E no acumulado dos dois primeiros meses do ano o indicador registrou avanço de 5,8%.

A Serasa Experian explica que o fraco desempenho do varejo neste início de ano é um sinal de que os consumidores aproveitaram o 13.º salário do fim de 2011 e o reajuste do salário mínimo que passou a vigorar em janeiro para quitar dívidas. Reflexo disso é que, dos seis segmentos do varejo pesquisados pela Serasa Experian, quatro acusaram recuo no movimento de clientes em fevereiro.

Em comparação a janeiro, apresentaram queda os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-4,1%), veículos, motos e peças (-1,6%), móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,9%) e material de construção (-0,6%). Apresentaram alta os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,6%).

 

Agência Estado

TAGS