PUBLICIDADE
Notícias

Manutenção de IPI para linha branca ainda é dúvida

16:49 | 13/03/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, preferiu desconversar sobre a possível continuidade da desoneração de impostos para produtos da linha branca, prevista para encerrar no próximo dia 31. "Se vai cair o IPI sobre determinado produto? Se tiver, eu não falo e se não tiver eu também não falo, para não prejudicar a produção, pois o consumidor pode parar de comprar", argumentou.

Mantega disse que é preciso conversar com o setor antes de tomar qualquer decisão. Ele salientou que o governo busca fechar acordo com o setor privado prevendo a não demissão de trabalhadores, um índice mínimo de nacionalização. "Não podemos dar benefício de graça", justificou. A princípio, a desoneração dura até o fim do mês. "Quem tiver que comprar, que vá comprar, pois não sabemos como vai ficar", disse.

O ministro também mostrou preocupação com o déficit chinês de mais de US$ 30 bilhões. "Isso é preocupante e mostra que a crise ganhou proporções grandes. Já começa a atingir países emergentes e economias grandes", comentou. Ele salientou que o Brasil depende hoje menos de comércio exterior do que outros países, mas admitiu que, se a China encolher, "teremos problemas".

TAGS