PUBLICIDADE
Notícias

Inmetro lança filme contra atuação de falsos fiscais

Com pouco mais de dois minutos, o filme alerta o consumidor sobre a atuação enganosa

10:49 | 30/03/2012

O Inmetro lança filme no canal do Instituto no YouTube, que fala sobre a ação de Falsos Fiscais: pessoas que usam o nome do Instituto para entrar em residências e cobrar altos valores pela troca de produtos certificados, como, por exemplo, reguladores e mangueiras de gás de cozinha. A iniciativa para a produção do vídeo, o primeiro da série ‘Consumidor Consciente’, foi o aumento superior a 200% no número de denúncias à Ouvidoria do Inmetro, em 2011, principalmente nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Maranhão. Segundo relatos, os falsos fiscais chegam a cobrar R$ 300 por um kit que custa, de fato, R$ 22.

Com pouco mais de dois minutos, o filme alerta o consumidor sobre a atuação enganosa, uma vez que a rede de agentes de fiscalização do Inmetro não atua em residências. “É inegável a importância de divulgar a ação desses criminosos, por meio de filmes institucionais que alertem a sociedade e que auxiliam na proteção do cidadão”, comentou Julieta Simas, chefe da Ouvidoria.

Fique atento
O Inmetro não fiscaliza em residências (apenas no comércio) e não vende os produtos. Se você for vítima dos falsos fiscais, chame a PM (190) e denuncie na Ouvidoria do Inmetro (0800 2851818)
Verifique a validade do seu regulador e não compre produtos piratas.
O regulador, a mangueira e o botijão só podem ser comercializados com o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

 

[VIDEO1]

 

Redação O Povo Online

TAGS