PUBLICIDADE
Notícias

Indústria vive fase particularmente difícil, diz Mantega

Mesmo com as dificuldades da economia internacional, Mantega avaliou que o Brasil "foi bem" no comércio exterior no ano passado

13:03 | 13/03/2012

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a indústria brasileira vive um momento particularmente difícil. Ele destacou também que a economia agrícola "foi muito bem" em 2011, com recorde de safra.

 

"O Brasil vai bem em commodities, e isso nos ajuda a ter bom resultado comercial. Preferíamos ter desempenho melhor da indústria na exportação, mas a indústria vive um período particularmente difícil. Temos, então, que aproveitar os valores das commodities", enfatizou.

 

Mesmo com as dificuldades da economia internacional, Mantega avaliou que o Brasil "foi bem" no comércio exterior no ano passado. "Aumentamos as reservas e isso nos dá um lastro bom para eventuais problemas cambiais", disse. A má notícia, de acordo com ele, é que a economia mundial vai desacelerar em 2012. Isso porque, na avaliação do ministro, as soluções dadas principalmente nos países europeus, como o equacionamento da dívida da Grécia e dos demais países, junto com políticas fiscais, levarão a economia a desacelerar. "Não só os avançados, mas também os emergentes serão afetados e terão crescimento menor."

 

Agência Estado

TAGS