PUBLICIDADE
Notícias

Eurogrupo quer mudança de acordo para recursos do FMI

19:41 | 31/03/2012
Os ministros das Finanças da Europa (Eurogrupo) reunidos neste sábado em Copenhague exigiram uma decisão rápida na ampliação dos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) contra a crise, um dia depois de concordarem em direcionar mais fundos para seu próprio mecanismo de proteção. Após dois dias de negociações para melhorar a sua resposta à crise da dívida soberana, os ministros dos 27 países integrantes da União Europeia (UE) e presidentes dos bancos centrais disseram que, mesmo depois dos sinais de estabilidade e suavização das tensões nos mercados financeiros, não deve haver descuido.

A ministra da Economia da Dinamarca, Margrethe Vestager, afirmou que um acordo global sobre o aumento dos recursos do FMI é crucial. "É importante garantir que o FMI tenha recursos o suficiente para exercer seu papel sistêmico na economia mundial. Esperamos agora um acordo em Washington", ressaltou.

O ministro das Finanças da Suécia, Anders Borg, quer o acordo já no mês de abril, como uma maneira de assegurar que a Europa fique melhor preparada para enfrentar crises no futuro. "Precisamos fortalecer os recursos do FMI. Ainda haverá muito debate, mas é preciso haver uma decisão na reunião anual do G-20 e do FMI para o aumento dos fundos. Temos acompanhado uma estabilização da crise, mas estaremos mais fortes no futuro se tivermos uma proteção mais ampla", disse Borg. As informações são da Dow Jones.

TAGS