PUBLICIDADE
Notícias

Embargo russo à carne está no fim, diz ministro

11:30 | 31/03/2012
O embargo russo às carnes brasileiras, imposto em junho de 2011, "está chegando ao fim", avaliou nesta sexta-feira o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, após reunião com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik. Ele disse que está otimista em relação a reunião prevista para segunda-feira em Buenos Aires entre técnicos brasileiros e russos para "aprofundar a avaliação das plantas brasileiras".

O ministro acredita que alguns empecilhos podem ser superados no encontro da próxima semana e resultar na retirada do embargo "de alguns Estados ou alguns frigoríficos". Segundo ele, a reunião será realizada em Buenos Aires porque o chefe do serviço sanitário russo, Sergey Dankvert, tinha visitas programadas para Argentina e Chile.

Mendes Ribeiro afirmou que as reuniões fazem parte de um processo e que a relação entre os dois países vem se fortalecendo. "A Rússia contesta algumas questões que gradativamente estão sendo vencidas a cada encontro", diz o ministro, que reforça o papel da pasta no encaminhamento da questão. "Ninguém pode dizer que o ministério pecou por omissão."

"Estou muito otimista com a reunião de segunda-feira na Argentina e diria que o embargo está chegando ao fim. O que eu posso dizer como ministro é que não deixei em nenhum momento que o ministério pecasse por omissão. Estamos na frente, conversando, demonstrando nossa capacidade. Estou percebendo que temos merecido crédito dos governos com os quais estamos conversando." Segundo o ministro, o governo russo argumentou que a relação entre os dois países passa por uma questão importante, que é a venda do trigo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS