PUBLICIDADE
Notícias

Desaceleração econômica foi maior que esperada

O BC destaca que o cenário prospectivo para a inflação, desde sua última reunião em janeiro, acumulou sinais favoráveis

09:55 | 15/03/2012

Para justificar o cenário econômico que embasou a decisão de acelerar a queda de juros, o Banco Central (BC) incluiu na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje, que a desaceleração da economia brasileira no segundo semestre do ano passado foi maior do que se esperava.

Outra razão apontada pelo BC para a decisão de reduzir a Selic em 0,75 ponto porcentual foi a postergação de uma solução definitiva para a crise financeira europeia. Na avaliação do BC, ainda persistem riscos associados ao processo de "desalavancagem" - de bancos, de famílias e de governos - ora em curso nos principais blocos econômicos. Para o BC, esses e outros fatores compõem um ambiente econômico em que prevalece um nível de incerteza muito "acima do usual".

Além desses fatores, o BC destaca que o cenário prospectivo para a inflação, desde sua última reunião em janeiro, acumulou sinais favoráveis. A projeção de IPCA, segundo o BC, está em torno da meta de 2012, de 4,5%. "São decrescentes os riscos à concretização de um cenário em que a inflação convirja tempestivamente para o valor central da meta", justifica o BC na ata do Copom.

 

Em sua última reunião, o Copom reduziu de 10,50% para 9,75% ao ano a taxa Selic. Mas a decisão não foi tomada por unanimidade. Dois diretores do BC votaram pela redução da Selic em 0,5 ponto porcentual. A maioria - cinco diretores - votaram pela queda 0,75 ponto porcentual.

Capacidade instalada

Uma outra novidade da ata de hoje foi a avaliação de que o nível de utilização da capacidade instalada tem se estabilizado e se encontra abaixo da tendência de longo prazo. Para o BC, esse cenário está contribuindo para a "abertura do hiato do produto" - diferença entre o PIB efetivo e o potencial - e também para conter pressões de preços.

Na ata anterior (divulgada em janeiro), a avaliação era de que nível de capacidade instalada estava recuando. Na ata de hoje, referente à reunião do Copom da semana passada, o BC avalia como decrescentes os riscos derivados da persistência do descompasso, em segmentos específicos, entre as taxas de crescimento da oferta e da demanda.

Destaca, entretanto, que há estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho, apesar dos sinais de moderação nesse mercado. Por isso, o BC alerta na ata que um risco importante reside na possibilidade de concessão de aumentos de salários incompatíveis com o crescimento da produtividade. Caso isso ocorra, poderá haver repercussões negativas para a dinâmica da inflação.

 

O Copom também ressalta que, de modo geral, os preços das commodities nos mercados internacionais têm apresentado comportamento benigno para a inflação.

TAGS