PUBLICIDADE
Notícias

Crédito para compra de automóveis cresce 8%

Conforme a Anef, o índice de inadimplência no financiamento de veículos para pessoa física acima de 90 dias apresentou a marca de 5,3% em janeiro de 2011

11:25 | 13/03/2012

O saldo total de crédito para aquisição de automóveis fechou o mês de janeiro em R$ 200,9 bilhões, crescimento de 8% em comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). Segundo nota da entidade, o total de crescimento de crédito do Sistema Financeiro Nacional foi de 18,4% no mesmo período, evidenciando uma moderação na evolução da aquisição de automóveis pelas pessoas físicas por meio de financiamentos.

 

"O cenário atual segue a tendência histórica de moderação de vendas de veículos nos primeiros meses do ano, em que menos pessoas buscam adquirir o bem entre os meses de janeiro e fevereiro", avalia o presidente da Anef, Décio Carbonari, na nota.

 

Conforme a Anef, o índice de inadimplência no financiamento de veículos para pessoa física acima de 90 dias apresentou a marca de 5,3% em janeiro de 2011, um aumento de 2,7 pontos porcentuais frente ao mesmo período do ano passado.

 

A entidade afirma que os números referentes a janeiro ainda seguem a tendência registrada em 2011; no entanto, é cedo para afirmar como será 2012. "O aumento da inadimplência não é positivo, mas a situação segue sob controle. Além disso, baseado no cenário de retomada da atividade econômica e crescimento da renda média do brasileiro, o índice deve baixar nos próximos meses", avalia Carbonari, também na nota.

 

Já a taxa de juros teve ligeira queda em janeiro deste ano, fechando em 2% ao mês, ante 2,02% em janeiro de 2011. Nos novos contratos, os planos de financiamento fecharam com a média de 41 meses, três meses a menos que o registrado um ano atrás. O prazo máximo oferecido permanece em 60 meses.

 

Agência Estado

TAGS