PUBLICIDADE
Notícias

Boa Vista: inadimplência do consumidor sobe 2,9%

14:10 | 12/03/2012
O número de novos consumidores brasileiros registrados como inadimplentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) subiu 2,9% em fevereiro sobre janeiro, conforme antecipou a Boa Vista Serviços à Agência Estado. Na comparação com fevereiro do ano passado, o aumento do número de registros foi de 14,3%. No entanto, o valor médio das dívidas em fevereiro, de R$ 1.175,50, recuou 2,93% ante fevereiro de 2011.

De acordo com a Boa Vista, administradora do SCPC, a inadimplência retomou crescimento após estabilidade (0,1%) registrada em janeiro sobre dezembro. Para a entidade, as variações sobre fevereiro do ano anterior continuam refletindo o crescimento nos registros de inadimplentes ao longo de 2011. "O processo de diminuição nas taxas de juros e novas medidas de incentivo ao crédito que tentam compensar a diminuição da atividade econômica nacional podem trazer efeitos positivos sobre a capacidade de pagamento dos consumidores, que ainda se apoiam em condições favoráveis de emprego e renda, mantendo a capacidade de consumo", afirma a Boa Vista, por meio de nota.

A Região Norte foi a que apresentou o maior aumento da inadimplência em fevereiro na comparação com janeiro: 6,8%. Na comparação com fevereiro de 2011, a maior variação positiva se deu no Sudeste (17,6%), região que também acumula a maior alta nos dois primeiros meses do ano (18,5%).

Recuperação

O total de consumidores excluídos dos registros de inadimplentes aumentou 3,6% em fevereiro ante janeiro e 30,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com a Boa Vista, no acumulado do bimestre contra o mesmo período do ano passado, o crescimento no número de registros excluídos foi de 27%.

TAGS