PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no varejo caem em dezembro na zona do euro

08:57 | 03/02/2012
As vendas no varejo dos 17 países que usam o euro diminuíram em dezembro, destacando receios de uma volta do bloco monetário à recessão. Segundo dados da Eurostat, as vendas no varejo caíram 0,4% em comparação com novembro e 1,6% em relação a dezembro de 2010. Os resultados ficaram abaixo das estimativas dos economistas, que previam alta mensal de 0,2% e queda anual de 1,3%.

Normalmente dezembro é um mês bom para as varejistas. A última vez que houve declínio nas vendas em dezembro foi em 2008, quando a zona do euro estava em uma recessão provocada pela escalada da crise financeira global, logo após o colapso do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers.

Na Alemanha as vendas no varejo caíram 1,4% em dezembro ante novembro. Também houve queda nas vendas na Espanha, França, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Luxemburgo e Malta. Nos 27 países que formam a União Europeia as vendas no varejo subiram 0,3% no mês, em boa parte graças ao aumento de 0,4% registrado no Reino Unido e de 0,7% na Polônia. As informações são da Dow Jones.

TAGS