Varejo na região metropolitana de SP cresce 3,1%
Em 2011 o destaque ficou para o comércio eletrônico, que registrou aumento de 17% no faturamento ante 2010
Em 2011 o destaque ficou para o comércio eletrônico, que registrou aumento de 17% no faturamento ante 2010, e lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, cuja alta nas vendas foi de 9,3% na mesma base de comparação. Na relação dezembro sobre novembro, esses dois setores apresentaram avanço de, respectivamente, 5,6% e 33,6%.
Lojas de móveis e decorações também apresentaram aumento nas vendas em 2011, ao registrar variação de 7,6% sobre 2010. Em dezembro ante novembro, a alta foi de 16%. Comércio de vestuário, tecidos e calçados tiveram crescimento modesto ao longo de 2011 (1,7%), mas uma alta expressiva de novembro para o mês seguinte (85,2%). "Os dados apurados confirmam as previsões quanto ao bom desempenho de vendas do Natal, embora abaixo dos padrões observados em 2010", afirma a FecomercioSP, em nota.
As quedas no faturamento em 2011 foram verificadas nos grupos farmácias e perfumaria (-9,8%) e lojas de departamento (-1,2%). Na comparação dezembro ante novembro, o único setor que apresentou queda foi o de lojas de materiais de construção (-7,8%).
Para 2012, a perspectiva é de desaceleração nas vendas, mas segundo a FecomercioSP os resultados no final do ano "podem surpreender" por conta da queda das taxas de juros ao consumidor e do aumento de 14% no salário mínimo no início do ano.
Agência Estado