PUBLICIDADE
Notícias

UHE Teles Pires desloca eixo do barramento

08:49 | 07/02/2012
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a celebração do primeiro termo aditivo ao contrato de concessão da Usina Hidrelétrica de Teles Pires, segundo informou a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável pelo empreendimento. A CHTP explica que realizou alterações no projeto que precisam constar do acordo, o que levou à assinatura do aditivo.

A CHTP deslocou o eixo do barramento para montante, o que representou uma mudança de mil metros em relação ao que constava do projeto original. Também foi reduzido o número de unidades geradoras, que passou de seis para cinco. "Ainda assim, de acordo com a análise da Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração (SCG), a potência instalada e os níveis do reservatório não foram alterados, o que não descaracterizou o empreendimento", diz a CHTP.

A hidrelétrica de Teles Pires, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará, foi licitada no final de 2010 e precisa iniciar a geração no início de 2015. A usina será construída no rio de mesmo nome, com 1.820 MW de capacidade instalada. A CHTP é formada por Neoenergia, Eletrobras Furnas, Eletrobras Eletrosul e Odebrecht Participações. O projeto está orçado em R$ 3,6 bilhões.

TAGS