PUBLICIDADE
Notícias

Reunião da Grécia com Troica é adiada para amanhã

13:33 | 04/02/2012
A reunião de líderes políticos da Grécia com credores do país foi adiada de hoje para domingo. No encontro serão discutidas novas medidas de austeridade com o objetivo de se chegar a um consenso para a liberação de mais um pacote de ajuda à Grécia. "Estamos ainda em desacordo com a Troica (FMI, BCE e UE), principalmente sobre suas demandas para reduzir salários do setor privado", disse um ministro grego. De acordo com ele, as negociações continuarão hoje e a expectativa é de que o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, reúna os líderes amanhã.

"O encontro não terá lugar hoje, com certeza", disse o ministro que pediu para não ser identificado. Ele disse ainda que o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, tem se reunido com os representantes da Troica nas duas últimas semanas para se chegar a um acordo sobre uma série de cortes novos, inclusive do salário mínimo no setor privado, de 750 euros para cerca de 550 euros.

Se for atingido um consenso em torno desta questão, Papademos vai convocar uma reunião com os três líderes políticos que apoiam seu governo para buscar suporte para as novas medidas. Este acordo, juntamente com outro que vem sendo costurado em separado, permitirá à Troica dar luz verde para um segundo pacote de resgate de 130 bilhões de euros para a Grécia.

Paralelamente, o ministro Venizelos vai realizar hoje uma teleconferência com representantes dos 17 países da Zona do Euro para discutir o novo empréstimo da Grécia, dando sequencia a uma conversa de 12 horas entre ele e representantes da Troica ontem. As informações são da Dow Jones.

TAGS