PUBLICIDADE
Notícias

Repsol anuncia nova descoberta de petróleo no Brasil

A descoberta aconteceu a 195 quilômetros das costas do Rio de Janeiro, a 2.800 metros de profundidade

09:18 | 27/02/2012

O grupo espanhol Repsol YPF anunciou nesta segunda-feira uma grande descoberta de petróleo em águas profundas no Brasil.

A descoberta aconteceu a 195 quilômetros das costas do Rio de Janeiro, a 2.800 metros de profundidade, e "segundo as primeiras avaliações, contém um grande potencial de recursos de alta qualidade com taxas excelentes de fluxo de petróleo".

"Os testes de produção deram como resultado 5.000 barris de petróleo ao dia de óleo leve e 807.349 metros cúbicos por dia de gás", afirma um comunicado da Repsol YPF.

A Pão de Açúcar é a terceira jazida encontrada no Bloco BM-C-33, onde também estão localizadas as de Seat e Gávea, "esta última considerada uma das 10 maiores descobertas do mundo em 2011", destacou a empresa.

A descoberta confirma "o offshore do Brasil como uma das mais importantes áreas de crescimento em reservas de combustível do mundo".

A exploração do local aconteceu em um trabalho conjunto com a chinesa Sinopec.

Repsol e Sinopec têm 35% do consórcio responsável pela descoberta, que também conta com as participações da Petrobras (30%) e da Statoil (35%).

A Repsol considera o Brasil um dos eixos mais importante de sua estratégia e está bem implantada ao longo das costas brasileiras, onde as descobertas em águas profundas se multiplicaram nos últimos anos.

 

AFP

TAGS