PUBLICIDADE
Notícias

Renegociação do acordo automotivo fica para fim do mês

Durante três dias, representantes do governo dos dois países se reuniram, em Brasília, para rever determinados pontos da parceria

16:25 | 10/02/2012
Ficou para o fim do mês uma possível renegociação sobre o acordo automotivo entre o Brasil e o México. Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que um novo encontro técnico ocorrerá nos dias 28 e 29 de fevereiro, no México.

“Está prevista a realização de diálogo contínuo em nível técnico e de novo encontro nos dias 28 e 29 de fevereiro, na Cidade do México, para avançar nas negociações”, diz o comunicado.

Durante três dias, representantes do governo dos dois países se reuniram, em Brasília, para rever determinados pontos da parceria. O objetivo brasileiro é equilibrar a balança comercial, que atualmente tem favorecido o México. Entre as exigências do Brasil, está uma maior participação de conteúdo regional na produção dos veículos e inclusão de caminhões, ônibus e utilitários no benefício de alíquota reduzida.

O ministério destacou, na nota, que “a reunião contribuiu para o esclarecimento de pontos relevantes a respeito da evolução e das perspectivas do relacionamento comercial bilateral no setor automotivo. Ambos os países estão empenhados em buscar solução satisfatória que atenda aos interesses das duas partes”.

Em vigor desde 2002, o acordo bilateral permite a importação de veículos, peças e partes de automóveis do México com redução de impostos e institui um percentual mínimo de nacionalização dos veículos vindos do país. A parceria isenta veículos da taxa de importação de até 35%, cobrada sobre carros de fora do México e do Mercosul.
Agência Brasil

TAGS